Por diversas ocasiões deparamos com frustrações que nos levam a pensar em abandonar um sonho. É incrível, sempre que desejamos muito alcançar um objetivo aparece inúmeros empecilhos que nos seduzem a desistir. Fato é, a determinação para os que vencem é fundamental. Da próxima vez que for comprar pneus para seu carro, espero que a história que vou relatar acenda uma luzinha em sua mente e você se sinta impelido a continuar, terminar, recomeçar ou levar adiante os seus sonhos. Pode ser que nem queira comprar os pneus fabricados pela empresa Goodyear, mas é provável que os veja na loja; e quando isso acontecer quero que se lembre de Charles Goodyear... O melhor relato da jornada de Charles Goodyear encontrei na obra Noble Obsession [Nobre Obsessão], escrita por Charles Slack, digo isso porque quero fazer uma observação sobre o título; normalmente, pensamos na obsessão em termos negativos, o dicionário a define desta maneira: "Apego exagerado a um sentimento ou uma idéia desarrazoada". E Charles Goodyear tinha um forte apego, compulsivo ao que imaginava ser o propósito de sua vida. Goodyear acreditava que tinha um chamado Divino para sanar um problema científico específico. Ele era apenas um homem comum que nutria uma enorme paixão por aquilo que acreditava ser o plano de sua vida. Apesar da grande multinacional levar o nome de Charles Goodyear não era ele o fundador, mas ele foi o ponto de ligação entre aquele material rude, inútil e pegajoso e os pneus de nossos veículos, a sola dos nossos calçados e por aí vai. Nos anos de 1830, quando empresários europeus descobriaram que a borracha podia ser moldada e se transformar em outros produtos como botas e bóias, investiram pesado, até o tempo mudar e a borracha se desfazer. A febre da borracha dessa década terminou tão rápido quanto começou, e eles chegaram a conclusão que a borracha para nada servia. Já Charles Goodyear não concordava com isso. Ex-inventor, gostava de mexer com coisas diferentes, e ficou curioso ao ver que a borracha era incapaz de manter forma e resistir ao calor. Foi ai que ele deu início a uma odisséia que consumiu o resto de sua vida. Gastou cada centavo que tinha em inúmeros experimentos fracassados, vendeu os móveis para levantar recursos, por muitas vezes foi preso por não pagar dívidas, muito sofreu. Mas não desisitiu. Então, depois de quase 10 anos, Goodyear fez uma descoberta muito importante. A mistura de alguns agentes fazia a borracha manter uma forma, mesmo exposta a altas temperaturas. Ele havia acabado de descobrir o processo hoje conehcido e utilizado. Por muitas vezes Charles foi motivado a desistir; situações de fracasso, erros nos experimentos, amigos que insistiam que a borracha era incapaz de manter forma e que seu sonho era impossível. Mas a resposta dele a isso sempre era a mesma: "Sou o Homem que vai recuperar esse caso perdido". Ele não desistiu, persistiu com determinação e alcançou.
Em Noble Obsession, Charles Slack fez esta observação:
"A única coisa descomplicada na vida de Charles Goodyear era a clareza de sua missão. Ele nunca vacilou, jamais pensou a sério na possibilidade de desistir. Quanto pior ficava a situação, mais forte era sua determinação. Ele nunca quis ser pobre, mas também jamais se envergonhou por causa disso. Ele explicou em suas memórias, que Deus o havia escolhido para resolver o mistério da borracha, e que ele, Goodyear era apenas instrumento nas mãos do Criador".
Creio que essa história tenha revelado que com determinação genuína, você persiste até ter um vislumbre de seu potencial e que o único segredo para a vitória é persegui-la sem parar. Não pare, pois nada no mundo pode subistituir a persistência. Todos tem um sonho, e este desejo profundo é o seu propósito na vida, e para alcança-lo grandes tempestades de obstáculos tem que enfrentar. Portanto, com paixão e determinação você encontrará o que tanto procura.
Ninguém vive uma vida de sucesso com excelência total sem busca-la de maneira determinada. Deus nos deu essa capacidade. Por isso, comece hoje mesmo e não pare enquanto não tiver chegado a seu destino.
"Não consigo dizer que poder é esse; tudo quanto sei é que ele existe e só está disponivel quando um homem está naquele estado de espírito no qual sabe muito bem o que deseja e está totalmente determinado a não desistir até realizar o seu intento".
Alexander Graham Bell
"A maioria das coisas importantes no mundo foi alcançada por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais esperança alguma".
Dale Carnegie
Tenha excelente tarde,
por Luís Moura
Determinação, fundamental.
Postado por
Luís Moura
sábado, 22 de agosto de 2009
0 comentários:
Postar um comentário